terça-feira, 6 de novembro de 2012

A TRANSIÇÃO POLÍTICA DOS GOVERNATES MUNICIPAIS E OS EFEITOS NEGATIVOS NA EDUCAÇÃO


Por Márcia Cristina Pereira Cruz - Coordenadora Pedagógica do Segmento Pré-escola no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia - bairro Jorge Amado - Itabuna/BA

No dia 07 de outubro ocorreram em todo país as eleições municipais. Nos municípios onde os prefeitos foram reeleitos, tudo bem! Poucas são as mudanças que ocorrerão nas equipes que fazem parte do governo e o panorama em todos os setores da administração permanece o mesmo ou tende a avançar nas propostas de trabalho que já estavam em andamento. Mas, e nos municípios em que novos políticos foram eleitos? Será que os impactos que virão com as novas equipes que assumirão os rumos da administração dos novos governos serão realmente benéficos? Até que ponto uma mudança radical em todas as equipes de governo será algo realmente bom e produtivo para a continuidade dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos?
Estou levantando esses questionamentos porque como EDUCADORA, me preocupo com os novos rumos das novas administrações que estão por vir. Não porque duvide da capacidade admistrativa dos novos prefeitos eleitos no último pleito, mas porque sei que a cada 04 anos é assim... Equipes constituídas por inúmeras pessoas são treinadas, preparadas, capacitadas para assumirem suas funções. Existe todo um investimento na preparação dos recursos humanos que assumirão as mais diversas funções. Se inicia um trabalho, a execussão de diversas e valiosas propostas, principalmente na área de EDUCAÇÃO e quando tudo está caminhando...BUNBA!!!!! Vem uma nova equipe e começa tudo de novo e de uma nova maneira, sem muitas vezes se preocupar com a continuidade das boas propostas que já estavam em andamento.
Nas unidades escolares por exemplo... Aponto que o mais viável seria que os novos prefeitos e Secretários de Educação, realizassem consulta pública à população em relação ao DIRIGENTES escolares, consultassem as comunidades escolares e avaliassem as EQUIPES GESTORAS que já estão trabalhando lá. Questionassem as comunidades sobre a qualidade dos serviços desenvolvidos e avaliassem se o melhor não seria que a própria comunidade resolvesse por manter a EQUIPE GESTORA que já se encontra na unidade escolar ou que escolhessem pessoas da própria comunidade escolar que julgassem serm as melhores indicadas para exercerem a função de GESTÃO DA ESCOLA.
Isso sim seria um verdadeiro exercício de DEMOCRACIA! Isso sim seria iniciar um governo dentro da tão sonhada PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DA POPULAÇÃO na administração pública.
Me posiciono dessa maneira, porque na função de COORDENADORA pedagógica estou cansada de a cada 04 anos ter que receber na unidade escolar pessoas que foram simplesmente indicadas pelos novos prefeitos sem qualquer desejo da comunidade. Pessoas essas que muitas vezes  chegam em nossas escolas como se nada do que tivesse sido feito até ali não tivesse nenhum sentido. Pessoas que não estão prontas, abertas a ouvirem a comunidade que já se encontra instalada e que tem uma história de trabalho, de dedicação, amor e de responsabilidade para com o bem público no qual exerce suas funções profissionais. Chegam simplesmente ditando regras, instalando novos modelos de GESTÃO, sem ao menos avaliar o modelo já existente. Pessoas que muitas vezes põem por terra todo os esforços, tudo o que foi cuidadosamente pensado e construido na unidade escolar.
É uma pena que tenha que ser assim... Mas essa é a realidade que se retrata em todos os municípios que receberão os novos prefeitos. Contudo, quero deixar aqui a minha mensagem com coordenadora pedagógica de uma instituição de educação infantil, que a pesar de todos os tropeços e dificuldades tem construído até agora uma história linda... Uma história de muito amor, dedicação, responsabilidade e acima de tudo, de muito potencial profissional na comunidade do bairro Jorge Amado no município de Itabuna/Bahia e que agora como tantas outras unidades escolares, está a mercer do que for desejo dos novos governantes! Só espero que estes, diferentes dos outros, comecem a administrar pelo verdadeiro exercício da DEMOCRACIA - A PARTICIPAÇÃOO POPULAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente