quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Norteando a construção do Projeto Político Pedagógico

As questões abaixo foram elaboradas pela Equipe gestora do CMEI - Professor Gil Nunesmaia e aplicada junto aos segmentos Creche e Pré-escola visando a orientação da construção do nosso PPP. Nos ajudaram bastante! Tenham certeza!

PERGUNTAS  PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SEGMENTO:____________________________
1)      Quem são as crianças com as quais trabalhamos:
·         Faixa etária

·         Aspecto sócio-afetivo

·         Aspecto cognitivo

·         Aspecto psicomotor


·         Aspecto cultural

·         Aspecto  econômico

·         Aspecto familiar


2)      Diante do perfil da comunidade com a qual trabalhamos quais as nossas propostas para intervir de maneira positiva para modificar a realidade diagnosticada?



3)      Enquanto  educadores (as) quais  desafios precisam ser superados em nosso trabalho na Educação Infantil: segmento creche/ segmento pré-escola?



4)      Tomando como base os desafios elencados que precisam ser superados no trabalho com educação infantil, qual a necessidade de elaboração da nossa proposta curricular como processo de humanização de todos?



5)      Qual deve ser o papel da instituição de educação Infantil na construção de uma sociedade mais justa e humana?




6)      O que é planejamento curricular?


7)      Qual é a sua importância na organização da nossa ação pedagógica, sendo este norteado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, tendo em vista a formação humana?



8)      Partindo do pressuposto de que o planejamento curricular deve ser estruturado considerando as reais necessidades da comunidade na qual a instituição está inserida, a serviço da diversidade e em particular as necessidades educativas das crianças respondam os seguintes questionamentos:
·         Como acontece o planejamento curricular em nossa instituição?



·         Quais os principais problemas?


·         Quais as relações entre o que é planejado, realizado e a necessidade da comunidade/sociedade?


·         As crianças tem realmente aprendido? Essa aprendizagem interfere na direção do desenvolvimento das crianças? De que forma?


9)      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), o currículo para a Educação Infantil deve ser articulado entre as experiências e os saberes das crianças e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade. Diante de tal afirmação é importante que os conteúdos  sejam  integrados em um currículo  organizado por:
     (   ) Áreas de conhecimento.
     (   ) Linguagens.
     Justifiquem a escolha:

10)   Para desenvolver o Currículo por Áreas de Conhecimento ou por Linguagens, as atividades pedagógicas precisam ser organizadas de diferentes formas. Analisem as propostas apresentadas abaixo e escolham 03 ou 04 como metodologia de trabalho tendo em vista uma ação – reflexão – ação:
(   ) Projetos de trabalho.
(   ) Sequências didáticas.
(   ) Atividades ligadas a datas comemorativas.
(   ) A partir de temáticas como situação de encontro da cultura com o conhecimento.
(   ) Projetos didáticos.
(   ) Resolução de problemas.
(   ) Orientações didáticas descontextualizadas.
(   ) Atividades compartimentadas por disciplinas.
Justifiquem as escolhas:


11)   Tomando como base as escolhas metodológicas acima, quais teóricos orientam/sustentam essas práticas?

Um comentário:

  1. Querida Márcia, adorei o seu Blog, ótimas sugestões de projetos, trabalhos excelentes! Parabéns Educadora!
    Rosaura Miranda.

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